Nosso Blog

5 Dicas para se tornar um Decorador de Festas Profissional

No comments

Decorador de Festas Profissional? Você já pensou sobre isso?

Você ama fazer festas, todos a sua voltam dizem que tem um dom especial e você realmente acha que poderia transformar um hobby em uma profissão?

Mas aí vem a pergunta: o que fazer para se tornar um decorador de festas profissional?

Separamos 5 dicas que consideramos fundamentais para você sair da inércia e se tornar um decorador de festas de verdade:

1.Decidir que você quer ser um Decorador de Festas Profissional

Decoração de Festas Profissional

Pode parecer óbvio, mas antes de mais nada é preciso saber se realmente VOCÊ QUER ser um decorador.
Eu digo isso por que a partir de agora você pode esquecer as “festinhas” que fazia para a sua família ou para seus filhos. Fazer festas de maneira informal não tem nada a ver com trabalhar com festas, ou seja, ser um decorador de festas profissional também é ser um empreendedor com todos os seus bônus e ônus.

Ter uma empresa de festas vai exigir que você se torne um empresário e é aí que as principais diferenças aparecem.

Você já estudou administração, finanças, marketing, gestão de pessoas, liderança?

Pois é, você precisa estar ciente que não somente laços de fitas e porcelanas farão parte do seu dia a dia. Para se destacar você vai precisar de muito estudo e a mudar complemente seu mindset, ou seja, você vai precisar entender que a decoração será apenas mais uma parte do seu trabalho e que existem muitos outros fatores envolvidos.

Por isso, decida se realmente é isso que você quer para sua vida nos próximos anos e entenda que sua vida vai mudar radicalmente.

2. Conte para alguém a sua decisão

Decorador de Festas Profissional

Você já deixou de fazer alguma coisa que estava querendo por “falta de tempo” e aquilo vai se arrastando por dias, semana, meses?

Provavelmente sim! E isso acontece normalmente porque você não se comprometeu o suficiente com aquilo que tinha que fazer. O compromisso com a gente mesmo é, muitas vezes, adiável.

Mas e quando você se compromete com outras pessoas? Já parou para pensar nisso? Já reparou que quando contamos para alguém que vamos fazer alguma coisa normalmente nos esforçamos para cumprir o que falamos?

Pois então, BOCA NO TROMBONE. Escolha alguém de sua confiança para contar sobre seus projetos. Diga a ela o quanto está empolgada e feliz em começar este novo projeto e inclua aí uma data para que o seu projeto saia do papel.

Pode ter certeza que este compromisso com alguém vai te motivar todos os dias a seguir em frente e parar de procrastinar. Afinal, você disse que faria. Não vai cumprir com a sua palavra?

3. Agir

Agir

Agora que você já decidiu que quer ser um decorador de festas profissional, está na hora de partir para a ação. Hora de tirar os sonhos de papel e transformá-los em metas e objetivos.

Sempre digo que sonhos são aquilo que temos quando estamos dormindo e metas são aquilo que fazemos quando estamos acordados.

Por isso, você precisa saber por onde começar. Quais os seus planos de ação? Já pensou em fazer um Plano de Negócios? Já tem uma empresa e não obtém os resultados desejados? O que você vai fazer para a sua empresa se destacar? Quanto precisa investir? Quando espera o retorno do seu investimento? Aliás, te convido a conhecer o Plano 10, um Plano de Negócios feito especialmente para o mercado de festas que vai te dar a resposta para estas e outras questões.

Acredito que sem estudo não conseguimos chegar em lugar algum. Por isso, está na hora de você analisar quais são seus pontos fortes e pontos fracos para saber em que você vai focar.

Muitas vezes é melhor você aperfeiçoar ainda mais os seus pontos fortes e delegar aquilo que se considera fraco. Pode parecer contraditório, mas contratar pessoas para fazer aquilo que não somos bons pode ser uma decisão bastante inteligente pois assim não gastamos energia no que, talvez, não pode ser mudado.

4. Diga não!

Diga não

Para que nossa empresa cresça, precisamos aprender a dizer não.

E eu digo aprender porque muitas pessoas tem uma dificuldade enorme nisso. Por isso, treine dizer não sempre que possível. Comece com coisas pequenas até conseguir com coisas menores.

Muitas pessoas que começam a trabalhar com festas começam trabalhando em casa e se você não souber dizer não, isso será um grande problema. Seu marido, sua esposa, seus filhos, seus funcionários podem atrapalhar e muito o seu trabalho. Por isso, feche a porta e peça para não ser incomodado. Pode parecer cruel em um primeiro momento, mas eu garanto que a sua produtividade vai aumentar consideravelmente.

Isso também vale para o smartphone. Se a cada toque do whatsapp ou uma nova notificação nas redes sociais você parar o que está fazendo para atender, você não vai conseguir se concentrar o suficiente para fazer o que deve fazer e seus objetivos ficarão cada vez mais distantes.

Cuidado também com as “roubadas” de início de carreira! Analise cada convite, cada proposta e cada parceria de uma maneira muito racional. O quanto aquilo vai ser benéfico para o seu negócio? Se não houver contrapartida para você, simplesmente diga não. Nem todas as propostas valem a pena.

5. Relembre a dica número 1

Decorador de Festas Profissional

Já ouviu falar de dificuldades? Problemas? Stress? Pois bem, trabalhando com festas você vai passar por tudo isso. E lamento informar mas serão mais vezes do que você imagina.

Por isso, quando isso acontecer você tem que parar imediatamente e pensar: EU DECIDI SER DECORADOR PROFISSIONAL e sei que mais do que fazer decorações, eu decidi ser um empresário.

E aí você precisa se lembrar de algumas características empreendedoras como a busca de oportunidades, persistência, riscos calculados e principalmente estabelecer metas e ir atrás de cada uma delas, sempre buscando algo maior e se lembrando que os problemas fazem parte de qualquer negócio.

Se você realmente não se lembrar que o QUERER é o que nos motiva a continuar, você nunca chegará ao sucesso.

Pense nisso!

Até o próximo artigo!

Tati Ulhôa

Obs: Você sabia que uma Consultoria pode mudar os rumos do seu negócio? Nós trabalhamos com consultorias personalizadas e se você quiser entender como ela pode ajudar no sucesso do seu negócio, clique aqui!

Compartilhe esta Dica! :)
tatiulhoa5 Dicas para se tornar um Decorador de Festas Profissional

Related Posts

Deixe uma resposta