Nosso Blog

Cenário Maternidade

No comments

O nascimento de um bebê é realmente muito emocionante. E muitas mãe programam uma recepção especial para suas visitas no hospital. Mas você sabia que o Cenário Maternidade exige atenção e cuidados? Venha saber quais são eles e faça uma festa de sucesso!

Receber as visitas de uma forma especial é o maior desejo das mães que querem fazer um Cenário Maternidade. Mas é preciso entender que um ambiente hospitalar requer cuidados e não podem ocorrer comemorações grandiosas como em uma festa normal.

Em 2004 quando lançamos o Cenário Maternidade no mercado fizemos uma pesquisa criteriosa, visitando maternidades e conversando com enfermeiros e médicos sobre o que poderia e não poderia fazer parte de uma decoração. De lá para cá, as restrições praticamente não mudaram e pensar de uma maneira racional na hora de fazer a decoração é o melhor caminho.

Listamos aqui as 6 principais restrições e cuidados na hora de preparar um cenário maternidade:

1. Flores Naturais

Cenário Maternidade Decorando EmoçõesSempre me pergunto porque ainda existem floriculturas que vendem flores naturais nas maternidades e porque as pessoas ainda acham que este é um bom presente para a mamãe. Você já deve ter reparado que na maioria dos hospitais, as flores recebidas ficam do lado de fora do quarto. Isso é feito pois as flores podem desencadear alergias tanto nas mães quanto nos bebês. Além disso, por mais bem embalada que elas estejam, elas não são limpas e podem atrair diversos tipos de insetos.

2. Bolo de verdade

Cenário Maternidade Decorando Emoções

Você já serviu bolo, seja em casa ou em uma festa, certo? Sabe que por mais cuidado que tenha, o bolo esfarela e pode sujar a mesa e até cair migalhas no chão. E aí vem a pergunta: imagina fazer isso em um quarto de hospital? Sim, porque muita maternidade pode aparentar um hotel, mas é um ambiente hospitalar e os cuidados com a limpeza tem que ser levados muito a sério já que o bebê passa a maior parte do tempo dentro do quarto.

3. Docinhos de festa

Cenário Maternidade Decorando Emoções

Todo mundo gosta de um brigadeiro gostoso, certo? Mas deixa-los expostos em uma bancada de hospital não é uma boa ideia. Em um ambiente hospitalar vírus e bactérias tem trânsito livre e doces expostos ficam sujeitos a contaminação. O ideal é que eles sejam servidos em embalagens fechadas e individualizadas pois assim evita contaminações, além de preservar o sabor (deixar docinhos por muitas horas fora de uma embalagem deixa eles ressecados).

4. Doces em potes

Cenário Maternidade Decorando Emoções

Eu acho um desperdício colocar guloseimas como balas e marshmallows em potes pois a maioria das pessoas pegam algumas e sempre sobram demais. Imagina na maternidade! E ainda tem um agravante pois as visitas colocam a mão no pote de balas, beijam a mãe e querem pegar o bebê no colo! Não podemos nunca contar com o bom senso de outras pessoas. Sugiro que, se quiserem servir balinhas que sejam em caixinhas ou mesmo faça saquinhos pequenos e individuais. Lembra que comentei sobre os insetos, certo? A dica também vale aqui.

5. Balões de latex

Cenário Maternidade Decorando Emoções

Balões são a cara de festas mas quando falamos de maternidade, temos que pensar na durabilidade e no material que eles são feitos. Por isso, evite balões de látex. Eles podem causar alergias e se inflados com gás hélio ficam apenas alguma horas no ar. Já se você usar balões metalizados, o efeito decorativo é prolongado pois eles podem durar até 7 dias cheios e você ainda consegue levar para casa. Se for preciso, é possível dar uma carga de gás para mantê-lo cheio por ainda mais tempo.

6. Bebidas alcóolicas

Cenário Maternidade Decorando Emoções

Normalmente não existe uma proibição em levar bebidas alcóolicas mas nem todas as pessoas que frequentam a maternidade tem bom senso e o fato de ter bebidas pode prolongar (e muito!) o tempo da visita no quarto. Quando a mãe está disposta, ok, segue a festa. Mas não há como prever isso e muitas mães acabam não se sentindo bem no pós parto e querendo visitas rápidas para poderem descansar. Por isso, sempre alerto meus clientes sobre esta questão e deixo eles decidirem o que acharem mais conveniente.

Recomendações:

  • Leve alimentos em porções individuais devidamente embaladas;
  • Use flores artificiais caso queira decorar o quarto com elementos decorativos;
  • Use elementos decorativos do quarto do bebê. As mamães adoram!
  • Se quiser usar um bolo, procure usar uma maquete feita de biscuit, por exemplo. Pasta americana contém açúcar e é melhor evitar.
  • Para os convidados, você pode servir bem casados, pães de mel e brownie devidamente embalados. Todos adoram.
  • Procure não levar bebidas alcóolicas em excesso. A visita deve ser curta e bebida sempre extende a presença das visitas.
  • Saiba que em um hospital existem outras pessoas e fazer uma festa pode incomodar os outros pacientes. Fale disso para sua visita mais exaltada.
  • Use o bom senso. Se a mãe estiver disposta, a festa será bem bacana. Mas se ela não estiver, todo este clima de festa pode atrapalhar a recuperação. Por isso, programe-se com moderação e deixe a festa mais elaborada para um Chá de Apresentação, por exemplo.
  • Celebre! Independente do tamanho da sua comemoração, o nascimento do bebê é um momento mágico e merece toda a alegria do mundo.

Bjs!

Tati Ulhôa


tatiulhoaCenário Maternidade

Deixe uma resposta