Nosso Blog

Como fazer Metas e ter Sucesso

No comments

Você é daquelas pessoas que se perguntam: como fazer metas e ter sucesso? Se sim, vou te contar os meus segredos para conquistar o que quero e ser feliz com as minhas escolhas.

Todo final de ano é a mesma coisa! As pessoas são tomadas por um sentimento imenso de renovação e motivação que seria capaz de moverem montanhas. Elas mentalizam aquilo que querem fazer e na virada do ano “juram” que vão cumprir tudo o que prometeram.

Pois bem, aí chega dia 02 de janeiro, e o que acontece? Elas esquecem tudo o que prometeram ou ainda não se comprometeram o suficiente para cumprir suas metas. E sabe qual é o problema de tudo isso? As pessoas acabam desmotivadas e pensando que nunca é possível.

Eu não fiz muito diferente em vários anos na minha vida. Apesar de saber o que eu queria, eu não traçava metas reais para alcançar meus objetivos. E ai você já sabe o final da história.

Mas a partir do momento que percebi que quem mais se prejudicava era eu mesma, eu decidi fazer diferente. Este mês eu passei por um treinamento e uma das tarefas foi justamente preparar as metas para 2018 e, por isso, decidi compartilhar com vocês o que eu faço para definir e atingir metas. Afinal, temos grandes projetos para a Decorando Emoções e para o You Do It.


1.Defina metas

fazer metas decorando emocoes

Você sabe qual a diferença entre ter OBJETIVO e ter META? Objetivo é o que você quer alcançar e Meta é o caminho para você chegar lá. Quando a gente diz que nossa “meta” é ter sucesso, estamos pensando errado e provavelmente não chegaremos a lugar nenhum. Ter sucesso é ter um objetivo. Mas o que você vai fazer para atingir o sucesso? Estabelecer metas.

As metas precisam ser específicas, ou seja, se você quiser trocar de carro, por exemplo, pense em qual modelo, que ano e que cor você quer. Falar que quer um carro é subjetivo e metas precisam ser específicas.

Outro ponto importante é você saber que as metas tem quem ser possíveis de serem alcançadas pois caso contrário, elas se tornam inatingíveis. Se você é decorador, por exemplo, e diz que sua meta é fazer 100 festas em um mês mas a sua capacidade de produzir festas é de 8 por mês, esta meta jamais será alcançada a curto e médio prazo e por isso ela se tornará impossível e você não se sentirá capaz de cumprir nenhuma meta.

2. Alinhe a um propósito

estabelecer metas Decorando Emoções

Você quer mesmo aquilo que está definindo? Ou será que aquilo não faz tanto sentido para você? Se não definir uma meta alinhada a um propósito, a chances de você alcançar aquela meta será baixo.

A relevância de uma meta está diretamente ligada a sua força de vontade de cumpri-la. Quer um exemplo? Se você fuma e decide parar de fumar sem que tenha uma imensa convicção de que aquilo está te prejudicando, dificilmente vai parar de fumar. Agora se você descobre uma doença ligada ao cigarro, você tem uma motivação relevante para deixar o vício.

Claro que não precisamos chegar a situações extremas para definirmos metas. Mas é preciso que ela se alinhe com o seu propósito de vida e que você tenha a convicção de que aquilo vai ser bom ou vai te fazer realmente feliz. Se não entender assim, nas primeiras dificuldades, vocês as deixa para trás.

3. Defina prazos

estabelecer metas Decorando Emoções

Também não adianta estabelecer uma meta sem um prazo, uma data. Se você dizer que quer, por exemplo, fazer um site para a sua empresa no ano que vem, sem uma data específica, a chance de você não fazer o site é enorme. Afinal, falta comprometimento com a causa. Agora se você estabelecer que vai lançar um site no dia 20 de setembro de 2018 e isso for atingível e relevante, você vai levantar e correr atrás daquilo que definiu.

Quando eu estabeleço metas, eu sei exatamente o dia que eu quero cumprir. Só assim eu acordo de manhã com a motivação necessária para fazer o que for preciso para que eu consiga assumir o compromisso que eu fiz comigo mesma.

4. Escreva e leia suas metas

Estabelecer Metas Decorando Emoções

Pode parecer uma grande bobagem isso que eu vou te dizer, mas você PRECISA ESCREVER suas metas. O ideal é que seja em um papel e que você pregue este papel do lado da sua cama para que você possa visualizar o que você quer todos os dias.

Convenhamos que o nosso dia a dia é bem atribulado e vão aparecendo coisas no meio do nosso caminho que desviam o nosso foco. Por isso, escrever as suas metas e colar em local visível faz com que não esqueça daquilo que se propôs a fazer.

Uma dica bacana e que funciona muito para pessoas como eu que são muito visuais é pegar figuras que representem o que você quer. Se pretende casar, escreva a meta e cole uma foto de um par de alianças, de um vestido de noiva, de uma igreja. Cole a figura que mais faça sentido para você.

Mas não adianta você passar por elas ao longo do dia e não dar a mínima atenção. É importantíssimo que você leia as suas metas e, de preferência, em voz alta! Quando você lê em voz alta, você escuta e seu cérebro registra o que está sendo dito.

Aprendi uma técnica este mês que achei fantástica: leia alto pela manhã e a noite. Pela manhã porque isso te dá gás para começar o dia motivado, confiante e com foco e a noite porque, durante o sono, o seu subconsciente continua trabalhando aquela informação. Você nunca acordou e se lembrou que sonhou com alguma coisa que estava conversando ou pensando antes de dormir? Pois bem, é exatamente isso.

5. Já para a ação!

Fazer metas Decorando Emoções

Você sabe o que você quer? Aquilo é relevante para você? Você definiu a data para cumprir a meta? Escreveu ela em um papel? Pois agora é hora de levantar da cadeira e partir para a ação.

Você sabia que nada cai do céu? Provavelmente sim, mas mesmo assim, você fica sentado esperando que um milagre aconteça. Ou ainda na primeira dificuldade, desiste.

Minha vó tem uma frase que eu amo: Se aqui fosse Paraíso, não chamava Terra!!

Dificuldades, problemas, desânimo são inerentes da nossa existência. Você não tem controle de 100% das coisas que acontecem e por isso é importante que você faça (e muito bem feita) a sua parte.

Tem dias na empresa que é tanta paulada que eu olho para o Alê e digo: Ah é? Tão me testando? Então vem quente que eu estou fervendo! A vida é um eterno teste de paciência e por isso você tem que estar preparado para enfrentar as adversidades.

Quando você define que você quer alguma coisa, não há nada e nem ninguém que serão capazes de te parar, a não ser você mesmo. Vai deixar você te parar??? NÃOOOO! Vai lá e mostre para você que é possível, que você é capaz e que aquilo vai te fazer uma pessoa melhor.

Aprendi que somente eu sou responsável por tudo o que acontece comigo e por isso eu vou sempre me esforçar para fazer o meu melhor pois eu quero chegar na idade da minha vó (que é muito gata, por sinal) e dizer: VALEU A PENA!

Vamos nesta vibe comigo? Pegue agora mesmo um papel bem grandão, um canetão e escreva o que você quer. Comece com metas menores para que adquira auto-confiança e com o passar do tempo vá sempre se desafiando para sair da chata e limitante zona de conforto.

Tenha certeza que o mundo ficará pequeno para você!

Até a próxima!

😉

Tati Ulhôa

 

 

Compartilhe esta Dica! :)
tatiulhoaComo fazer Metas e ter Sucesso

Deixe uma resposta