Nosso Blog

O Que Fazer Quando Te Pedem Desconto

No comments

O que fazer quando te pedem desconto? E quando foi a última vez que VOCÊ pediu desconto?

Um tempo atrás eu estava em uma confraternização com alguns excelentes clientes para os quais eu presto consultoria. Eles são empreendedores que decidiram alavancar seus resultados e precisaram de ajuda para isto. Alguns deles não tinham dinheiro para participar do meu programa de consultoria e, mesmo não tendo, disseram sim para investir no objetivo deles e me contrataram. (ah, ninguém me pediu desconto!).

Eu gostaria de fazer um parêntesis aqui e falar sobre a razão que ninguém nunca me pediu um desconto. E eu recomendo a você a fazer o mesmo. Não peça descontos!

Bem, eu tenho que confessar, já fui um tremendo “pechinchador”. Tanto que alguns amigos me chamavam para ir às compras com eles porque eu sempre conseguia comprar por menos. Eu amava o processo de pagar menos do que as pessoas estavam pedindo por um produto ou serviço. Eu estava praticando o jogo ganha-perde, sabe como é? Quando eu ganhava o desconto, eu estava literalmente tirando dinheiro do bolso de alguém e colocando no meu. E eu adorava! (vergonha…)

Como eu me comprometi a viver uma vida mais consciente, começou a ficar cada vez mais difícil para mim, pedir descontos. Então um dia eu, conscientemente, decidi que pechinchar não faria mais parte da minha vida.

Meu novo processo foi estabelecido em somente comprar e contratar pessoas que eu avaliasse ser um grande investimento merecido pelo preço que eles haviam estabelecido. Afinal, eu sou uma pessoa livre e tenho o poder da escolha. Sou eu quem decide se será um SIM ou NÃO, ninguém mais deve fazer isto por mim. Eu respeito as pessoas e as empresas as quais eu contrato.

Eu comecei a ter maior poder sobre os meus preços quando resolvi a agir assim e começar a me sentir bem sobre o reconhecimento do valor dos meus serviços através de uma recompensa financeira, assumindo que esta relação é uma simples troca de energia consentida por ambas as partes.

Eu comecei a ver que a “mentalidade do desconto” é escassa, medrosa e diminutiva. Ela aniquila o valor que foi gerado nos produtos e serviços. Também reduz o talento das pessoas e dos produtos que você mesmo tanto investiu.

Quando você acredita no valor de algo que você está adquirindo, é a sua convicção que libera o acesso a este valor, caso contrario é somente perda de dinheiro.

Portanto, quando alguém me pede desconto, eu digo a eles que eu acredito no serviço que eu forneço. Eu acredito nos resultados que eles receberão quando trabalharem comigo e “convido” eles a investirem neles mesmos de uma maneira que os honrem e que honrem a mim.

Uma vez, uma pessoa tentou fazer um certo tipo de leilão comigo sobre minha consultoria. Disse que havia falado com outro consultor, me informou o preço dele e me pediu para cobrir a oferta. Eu simplesmente disse, “Qual serviço você confia mais, aquele que te dá um desconto porque você pediu ou aquele que conhece o seu valor e se manterá firme sobre o seu preço? Quem você prefere para estar ao seu lado?”.

Adivinha quem ganhou o cliente?

Então, na próxima vez que você pensar em pedir um desconto para alguém, pense novamente.

E na próxima vez que alguém te pedir desconto, se mantenha firme e resista a pressão sabendo que você não estará ajudando ninguém desvalorizando o seu trabalho e o investimento dele.

Combinado?

Este tema sobre precificação é sempre muito árduo e envolvente, por isto te convido a conhecer sobre o nosso programa PrecifiQ clicando neste link. Foi desenvolvido sob medida para empreendedores do mercado de festas, eventos, locações e produtos personalizados e vai transformar a forma que você encara o preço dentro da sua empresa.

Se você gostou deste artigo compartilhe com seus amigos nas redes sociais ou envie por email, sempre tem algum amigo que este teste pode “cair como uma luva”, não é mesmo?

Ah, não esqueça de deixa o seu comentário. Você já viveu alguma situação parecida? Conte para nós! 😉

 

 

Até mais!

Alexandre Araújo

Compartilhe esta Dica! :)
Alexandre AraujoO Que Fazer Quando Te Pedem Desconto

Related Posts

Deixe uma resposta