Como atender bem um cliente

Como atender bem um cliente

Saber como atender bem um cliente é vital

Você trabalha com festas e gostaria e não sabe como atender bem um cliente? 

Não se preocupe pois você não está sozinho. Afinal, a maioria dos decoradores de festas infantis ainda negligenciam este fator que pode trazer um grande diferencial competitivo para sua empresa.

Contudo, neste artigo eu contarei à você os segredos da Decorando Emoções para conquistar todos os clientes que você quiser. 

Antes de mais nada, você já ouviu aquela história de que um cliente satisfeito é o seu melhor cartão de visitas?  Nós acreditamos muito nisso e, a fim de ajudar você, preparei 7 dicas sobre como atender bem um cliente, baseadas na minha experiência aqui na Decorando Emoções.

como atender bem um cliente

Sempre fazemos uma pesquisa de satisfação com os nossos clientes depois de cada festa e no quesito “atendimento ao cliente”, a Decorando Emoções é cinco estrelas. Com toda a certeza, isto não é por acaso! 

A boa notícia é que você também pode receber este tipo de avaliação dos seu clientes se seguir as 7 dicas sobre como atender bem um cliente, que consideramos fundamentais.

1. Entenda-o | Como atender bem o seu cliente

Quando uma mãe procura um decorador para fazer a festa do seu filho ela está, na verdade, em busca de um sonhoE se o decorador não entender exatamente o que ela quer, é provável que ele dificilmente conseguirá atender as suas expectativas. 

Por isso, é preciso obter o máximo de informações possíveis, através de perguntas claras e objetivas, a fim de que a sua ‘investigação’ tenha resultado e você possa desenvolver o melhor projeto de decoração.

2. Fique feliz em servi-lo | Como atender bem o seu cliente

Existem pessoas que parecem que nasceram para trabalhar com atendimento ao cliente de tão atenciosas que são. Talvez provavelmente, você já tenha entrado em uma loja apenas para dar uma olhadinha em alguma coisa mas foi tão bem atendido. Por consequência, devido a atenção, ficou tão grato que acabou comprando algo. Isso também já aconteceu comigo!

Quando um atendente demostra estar feliz em poder ajudá-lo, este sentimento acaba contagiando de tal maneira que a venda se torna até mais fácil. Fique feliz em ajudar e vai perceber o efeito mágico que isso pode ter para o seu cliente.

3. Seja ágil | Como atender bem o seu cliente

Quando queremos comprar alguma coisa e pedimos um orçamento, nosso grau de ansiedade pela resposta é enorme. Não é mesmo? 

Pois bem! Agora imagine uma mãe que decidiu fazer a festa para o seu filho e solicita um orçamento! Tenha certeza que ela tem pressa. Por isso, atender o cliente com rapidez pode ser uma das chaves para conquistar o cliente. 

Aqui na Decorando Emoções temos vários clientes que nos escolheram justamente pela rapidez na resposta. Mesmo que você não consiga mandar um orçamento imediatamente, ligue, mande e-mail, demostre que está envolvido com a solicitação.  Deixe claro que fará de tudo para entregar o quanto antes.

4. Seja honesto | Como atender bem o seu cliente

Imagine um cliente chegando até você querendo um tipo de decoração que você não faz ou que está além das suas possibilidades. O que você faria? 

Bem, nossa recomendação é que seja honesto com o seu cliente. Mentir dizendo que é capaz de fazer algo que talvez não fique do jeito que o cliente sonhou pode ser um ‘tiro no pé. 

Se você não consegue entregar alguma coisa que o seu cliente quer, diga a ele que não consegue. É melhor ele estar ciente da sua estrutura do que se decepcionar lá na frente. Desta forma, vai passar a impressão o que a sua empresa é ruim para outras pessoas.

5. Seja empático | Como atender bem o seu cliente

Tratar o cliente pelo nome, perguntar o nome da criança, ser gentil ao oferecer um café ou um chá é fundamental para conquistar o cliente

O segmento de festas é bastante descontraído. Você pode até arriscar chamar o cliente pelo diminutivo do nome como, por exemplo, Tati ao invés de Tatiana. Mas muito cuidado para que esta simpatia não se torne artificial ou forçada. 

Usar termos como Querida, Flor, Amada pode espantar seu cliente. Afinal, não há intimidade suficiente em um primeiro momento para tanta demonstração de carinho.

6. Demonstre conhecimento | Como atender bem o seu cliente

Você precisa entender sobre o que está vendendo para poder atender o cliente com maestria. Quanto mais informações você tiver sobre o segmento de festas, melhor. 

Quando você fizer um orçamento para o seu cliente você precisa entender cada ponto que colocou e principalmente saber explicar o porquê o colocou. Quanto mais conhecimento tiver, mais chances do cliente se sentir seguro ao contratar você.

7. Surpreenda-o | Como atender bem o seu cliente

Apresentar uma solução que o cliente não imaginava pode fazer toda a diferença na venda. Afinal, trabalhamos com criatividade e demostrar que você pensa diferente dele, com profissionalismo e em busca do melhor resultado é uma forma inteligente de cativá-lo.

Quer saber se você faz um bom atendimento ao cliente? Coloque-se no lugar dele.

Você gostaria de ser atendido da maneira que atende seus clientes? Os emails que você manda para o cliente são de fácil compreensão e atenciosos? Em uma reunião você se comporta de uma maneira adequada? 

Me recordo de uma live na sessão que eu fiz recentemente na sessão “Anota Aí!”, sobre como conquistar clientes e deixei ele no YouTube para você.

Esta é a maneira certa de melhorar a forma de atender seus clientes e fazer festas lindas!

Espero que com essas dicas para atender bem o seu cliente você comece a colocar a sua empresa no lugar que ela merece estar. No topo!

Pense Nisto!

Gostou das 7 Dicas para atender bem o seu cliente? Quais outros fatores você utiliza para destacar a sua empresa? 

Eu gostaria muito de saber. Deixe o seu comentário abaixo com a sua dica ou opinião sobre este assunto!

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Tati Ulhôa

Tati Ulhôa

Decoradora e empreendedora do mercado de festas desde 2004,auxilia milhares de seguidores através do maior e melhor canal do YouTube para quem deseja crescer na profissão.

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