Preço é importante?

Preço é Importante

Será que o preço é importante para a sua empresa? Você sabia que o preço é o reflexo de tudo que nós fazemos em nossa empresa? Desde o desenvolvimento de novos produtos ou serviços, até uma simples postagem nas redes sociais. Nada define um negócio, produto ou serviço melhor do que o seu preço.

Vamos explorar duas razões, uma emocional e outra racional, sobre o preço ser o mais importante aspecto do seu negócio e como ele impacta no seu lucro.

TUDO O QUE VOCÊ FAZ NO SEU NEGÓCIO REFLETE NO SEU PREÇO

Vamos começar com a razão emocional.

Se você perguntar para dezemnas de pessoas qual é o propósito do negócio delas, você receberá diversas respostas diferentes. E dentre elas, podemos destacar algumas mais comuns:

  • Para poder trabalhar com o que amo;
  • Para gerar empregos;
  • Para oferecer produtos e serviços que os consumidores precisam;

Mas a definição que nós preferimos é a seguinte:

NEGÓCIOS EXISTEM PARA FORNECER VALOR

Eu sei que isto parece óbvio, mas dê uma olhadinha no seu negócio. Você está dedicando tempo e energia, usando a criatividade e investindo seu dinheiro para fazer ele funcionar, certo?

Mesmo que somente você seja a sua empresa, existem muitas peças que devem ser manipuladas para montar este “quebra-cabeça”. O processo de marketing e vendas, o atendimento e até mesmo o processo de manter o seu local limpo e organizado. Todas essas “pequenas peças” geram uma fonte de valor incrível que beneficiará um grupo de pessoas que esteja disposto a pagar por ele.

Sua criatividade e inteligência têm um propósito e você deseja trocar este VALOR por algum tipo de compensação financeira. E é aqui que entra o seu preço. Você precisa precificar o seu “quebra-cabeça” que acabou de montar:

  • Quanto valeu o seu tempo, energia, criatividade e habilidades investidas neste quebra-cabeça?
  • Quanto seu cliente está disposto a pagar por este pacote incrível que você criou?
  • Eles precisam deste produto ou serviço?

O preço é simplesmente a moeda de troca sobre todos os aspectos tangíveis e intangíveis do seu negócio.

Valor em dinheiro! E é por isso que estou dizendo que tudo o que você faz no seu negócio reflete no seu preço. Todos os processos da empresa existem para justificar essa moeda de troca:

  • O seu processo de criação desenvolve serviços e produtos para beneficiar o público que realmente precisa deles;
  • Seu processo de marketing revela quão poderosos são esses benefícios para este público;
  • Já o processo de vendas conduz este público no seu funil de vendas de maneira que eles não se “percam” no caminho;
  • E o seu processo de suporte e atendimento mantém todo o negócio em conjunto, fazendo com que os clientes fiquem felizes através da confiança e credibilidade.

Tudo dentro do seu negócio está lá para justificar e traduzir o seu valor por um preço. O preço que o público certo não vai hesitar em pagar.

A OTIMIZAÇÃO DO PREÇO É O PRINCIPAL FATOR GERADOR DE LUCRO

Tudo bem até aqui? ÓTIMO! Já passamos pela justificativa emocional sobre o porquê do seu preço ser tão importante. Vamos então entrar na parte lógica da importância do seu preço.

Como eu mencionei no início deste artigo, o preço é a alavanca que tem o maior e mais rápido impacto na maximização do seu lucro. E não digo isto somente por dizer!

Matematicamente, é possível comprovar que:

  • Um aumento de preço em +1%, resultará em um aumento de 11% no seu lucro operacional;
  • Por outro lado, empresas que dão 10% de desconto sobre seu preço, necessitam aumentar a quantidade de pedidos em 50% para obter o mesmo lucro operacional.

Assustou? Sinceramente eu espero que sim!

Imagine um aumento de 11% no lucro da sua empresa com apenas 1% de aumento no seu preço final. Se a sua empresa lucra 100mil reais no ano, com este aumento de preço ela deverá lucrar 11mil a mais.  Você pode estar se perguntando: “Se eu aumentar, vou vender a mesma quantidade?”, então eu te respondo com outra pergunta: Você acredita que um aumento de 1% no seu preço será tão perceptível ao seu cliente? Acredito que não!

Por outro lado, aquele desconto que você está dando, pode estar levando sua empresa para o buraco, caso isto não esteja sendo feito conscientemente.

Ao olhar para os preços, muitas vezes ficamos tão envolvidos e com o medo da otimização que fazemos “vista grossa” em nossos custos e tentamos vender mais através do marketing criativo, pois aparentemente estas ações parecem ser muito mais concretas e negociáveis, afinal dependem somente de você. Não há dúvida que essas ações podem funcionar, mas claramente você estará deixando dinheiro na mesa para que outro alguém leve embora.

Um dos maiores erros nas tomadas de decisões dentro das empresas está em prestar atenção nas formiguinhas – o famoso “Vamos cortar o cafezinho!” – enquanto aquele elefante gigante cinza com bolinhas rosa “dança” em nossas costas passando totalmente despercebido.

O que você precisa fazer é parar de “achismo” e começar a levar o assunto de precificação e a importância do preço com seriedade.

E com o objetivo de profissionalizar o nosso mercado, levando informações relevantes que têm transformado os resultados das nossas empresas, que criamos o PrecifiQ, um treinamento 100% online que vai te ensinar a ganhar dinheiro no Mercado de Festas.

Se você ainda não se inscreveu para receber informações sobre este programa, acesse www.precifiq.com.br e venha transformar o seu negócio de festas.

Gostou?

Share on facebook
Share on twitter
Share on pinterest
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on email
Tati Ulhôa

Tati Ulhôa

Decoradora e empreendedora do mercado de festas desde 2004,auxilia milhares de seguidores através do maior e melhor canal do YouTube para quem deseja crescer na profissão.

Deixe o seu comentário...

Me chama!
Scan the code